Labels

sábado, 20 de setembro de 2014

A Historia por Traz da Mascara



Nesta onda de protestos que tomou o país recentemente, a máscara usada pelo personagem V, do filme “V de Vingança” é vista constantemente durante as manifestações. No filme de 2006, inspirado numa revista de HQ, o personagem anarquista luta contra o fascismo de uma realidade paralela em que um partido totalitário ascende o poder após uma guerra nuclear. V ganha a simpatia da população que vai às ruas protestar. Seu rosto aparece sempre coberto por uma máscara com o rosto de Guy Fawkes.

Quem foi Guy Fawkes

guy_fawkes_x270

foi um político que planejava explodir o parlamento em 1605, objetivando o inicio de um levante católico. Guy e seu grupo pretendiam assassinar o Rei Jaime I e todos os parlamentares ingleses explodindo o parlamento britânico com 36 barris de pólvora, estrategicamente colocados no subsolo do prédio. O plano falhou e Fawkes foi o primeiro do grupo a ser preso. O caso conhecido como “Conspiração da Pólvora” terminou com Guy Fawkes condenado à forca por traição e tentativa de assassinato, mesmo fim de seus comparsas.

A máscara vira “identidade” do Anonymous

Adotada por um grupo de ativistas da internet, conhecidos por ações como derrubar sites de governo e grandes corporações, a máscara também ganhou o apelido de Anonymous. O grupo, que já possui integrantes em diversas partes do mundo, teve origem em 2003, no site de compartilhamento de imagens e fóruns 4chan (berço dos memes) e age de maneira coordenada, voltando-se, principalmente, a favor dos direitos do povo perante seus governantes. A principal bandeira do Anonymous popularizou-se em 2008, com a realização protestos pela internet para promover a liberdade na rede virtual, se utilizandop do anonimato para invadir sites de governos e grandes corporações.