Labels

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

9 FENÔMENOS NATURAIS SURPREENDENTES

Como todos nós sabemos, a mãe natureza nos presenteou imensamente com diversas maravilhas como as montanhas, cataratas, florestas e etc. No entanto, há alguns fenômenos estranhos que acontecem raramente sem podermos prever e só alguns poucos privilegiados têm a sorte de poder presenciá-los. Prepare-se, listamos alguns fenômenos naturais surpreendentes.

NUVENS LENTICULARES

As nuvens, que parecem formações de OVNIs, são fenômenos raros e rendem fotos incríveis. É uma nuvem é em forma de lente que se forma em altas altitudes, normalmente em alinhamento perpendicular à direção do vento.

1

DOLINAS

Conhecidas em inglês como sinkholes, as dolinas são um evento natural consideravelmente assustador. Com o passar do tempo, fluxos subterrâneos de água causam erosão no solo abaixo da superfície até que a terra acima ceda e desmorone para as profundezas, algumas vezes de forma bastante abrupta.

2

NUVEM SHELF CLOUD

Esse tipo de nuvem se formam quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. Estas nuvens geralmente precedem fortes tempestades.

3


TEMPESTADE DE AREIA

As tempestades de areia são belas de serem vistas, mas muito devastadoras para quem é atingido. Elas ocorrem quando ventos muito fortes levantam as partículas de areia e as leva embora.

4

TORNADOS DE FOGO

Estes tornados aparecem no meio ou nos arredores de incêndios descontrolados quando ocorre uma convergência de condições favoráveis, e podem ser causados por outros eventos naturais, como terremotos e tempestades de raios. O fenômeno costuma ter cerca de 1,5 quilômetro de altura, gerar ventos de mais de 160 quilômetros por hora e dura 20 minutos ou mais.

5

RELÂMPAGO VULCÂNICO

As bolhas de magma ou as cinzas do vulcão possuem cargas elétricas e, com o movimento, conseguem criar áreas separadas de cargas elétricas opostas – a condição para a criação dos arcos voltáicos.

6


AURORAS

As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

7

MARÉS VERMELHAS

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

8

BIOLUMINESCÊNCIA

A bioluminescência é uma característica que certos organismos vivos possuem de produzir luz através de processos bioquímicos. Ocorre com maior frequência em invertebrados e vertebrados marinhos, tais como fungos, algas dentre outros microrganismos, assim como em outros invertebrados terrestres.

9